Agnes Ngetich se tornou a primeira atleta a quebrar a barreira dos 30 minutos em uma prova de 10 km exclusiva para mulheres, quebrando a barreira com 29:27 no evento Adizero Road To Records em Herzogenaurach no sábado (26).
A queniana de 24 anos, que já detinha o recorde mundial de 10 km em uma corrida mista (28:46), estava em forma, vencendo por mais de um minuto. Após apenas cinco minutos, ela já havia se distanciado do grupo e começava a abrir uma vantagem confortável.
Seguindo seu ritmo rápido de abertura nos dois primeiros quilômetros, Ngetich estabeleceu um ritmo de 2:57/km nos três quilômetros seguintes, chegando à metade do caminho em 14:37 e se colocando no caminho certo para quebrar o recorde mundial de 30:01, detido pela falecida Agnes Jebet Tirop.
O ritmo de Ngetich caiu um pouco na segunda metade, mas ela ainda conseguiu cobrir cada quilômetro restante em 3:00. Agora bem à frente de suas adversárias mais próximas, Ngetich cruzou a linha de chegada em 29:27, tendo completado a segunda metade em 14:50.
"Estou tão animada, não esperava por isso", disse ela. "Ano passado, perdi por dois segundos, então queria vir aqui hoje e tentar de novo. Estou muito orgulhosa de mim mesma. Depois de perder as Olimpíadas no ano passado, quero compensar este ano no Campeonato Mundial."