No dia 07 de julho de 2006 morria Syd Barrett, o lado escuro do Pink Floyd.
Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett.
Publicada em 07/07/21 às 06:29h - 1124 visualizações
Run Rock Music Web Radio
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Run Rock Music Web Radio)
Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett (Cambridge, 6 de janeiro de 1946 — Cambridge, 7 de julho de 2006) foi um cantor, produtor, poeta, guitarrista e pintor inglês, mais lembrado como um dos fundadores do Pink Floyd. Vieram de Barrett as principais ideias musicais e estilísticas daquela que, então, era uma banda de rock psicadélico, assim como o nome do grupo. Todavia, especulações sobre sua deterioração mental, agravada pelo exagerado uso de drogas, levaram à sua saída da banda, em 1968.
Além de ser um dos pioneiros do rock psicodélico, com as suas expressivas linhas de guitarra e composições imaginativas, Barrett também foi um dos pioneiros do space rock e do folk psicodélico. Esteve ativo enquanto músico por apenas sete anos, gravando, com o Pink Floyd, quatro singles, dois álbuns e diversas músicas não lançadas; como artista solo, lançou um single e três álbuns, até entrar em reclusão autoimposta, que durou mais de trinta anos.
Em sua vida pós-música, ele continuou pintando e se dedicou à jardinagem. Nunca mais voltou a público. Barrett morreu em 2006, por complicações advindas de diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele desde os anos 80, e o Pink Floyd escreveu e gravou inúmeros tributos a ele após sua saída do grupo, sendo o mais conhecido deles o álbum Wish You Were Here, de 1975. Em 1996, ele foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, como membro do Pink Floyd.
Primeiros anos
Syd Barrett nasceu como Roger Keith Barrett na cidade inglesa de Cambridge em uma família de classe média que vivia no 60 Glisson Road. Barrett foi o quarto de cinco filhos. Seu pai, Arthur Max Barrett, era um patologista proeminente, o qual tinha parentesco com Elizabeth Garrett Anderson por parte de sua avó materna, Ellen Garrett, que era prima de Elizabeth. Em 1951, sua família mudou-se para 183 Hills Road.
Barrett tocava piano ocasionalmente, mas geralmente preferia escrever e desenhar. Ele conseguiu um ukulele aos 10 anos, um banjo aos 11 e um violão acústico Höfner aos 14. Um ano depois de ter conseguido seu primeiro violão acústico, ele comprou sua primeira guitarra elétrica e construiu seu próprio amplificador. Uma história de como Barrett adquiriu o apelido de "Syd" é que, aos 14 anos, ele recebeu o nome de um antigo baixista de jazz local em Cambridge, Sid "The Beat" Barrett, que afirma que Syd Barrett mudou a ortografia para se diferenciar de seu homônimo. Outra história é que quando ele tinha 13 anos, seus colegas de escola o apelidaram de "Syd" após certa vez ele ter aparecido em um campo no local de Abington Scout usando um quepe achatado em vez de sua boina de escoteiro, porque "Syd" era um nome da "classe trabalhadora". Ele usou ambos os nomes de forma intercambiável por vários anos. Sua irmã Rosemary afirmou: "Ele nunca foi Syd em casa. Ele nunca permitiria isso". Ele era um escoteiro com a 7.ª tropa de Cambridge e passou a ser um líder de patrulha.
Em um ponto na Morley Memorial Junior School ele foi ensinado pela mãe de Roger Waters, Mary. Mais tarde, em 1957, ele frequentou a Cambridgeshire High School for Boys] (com Roger Waters). Seu pai morreu de câncer em 11 de dezembro de 1961, menos de um mês antes do 16.º aniversário de Barrett. Também neste dia, Barrett deixou a entrada em seu caderno em branco. A essa altura, seus irmãos e irmãs tinham saído de casa e sua mãe decidiu alugar salas para inquilinos. Ansiosa para ajudar seu filho a se recuperar de sua dor, a mãe de Barrett encorajou a banda na qual ele tocava, Geoff Mott and The Mottoes, uma banda que Barrett formou para tocar na sala da frente. Roger Waters e Syd Barrett eram amigos de infância, e Waters frequentemente visitava tais shows. Em um ponto, Waters até organizou um show, um benefício da CND na Friends Meeting House em 11 de março de 1962, mas pouco tempo depois Geoff Mott juntou-se aos Boston Crabs, e os Mottoes terminaram.
Em setembro de 1962, Syd Barrett ocupou um lugar no departamento de arte do Colégio Técnico de Cambridge, onde conheceu David Gilmour. Durante o inverno de 1962 e início de 1963, os Beatles tiveram um impacto sobre Syd, e ele começou a tocar canções dos Beatles em festas e em piqueniques. Em 1963, Syd tornou-se um fã dos Rolling Stones e, com a futura namorada Libby Gausden, viu a banda se apresentar em um salão da vila em Cambridgeshire. Foi nesse momento que Syd Barrett começou a escrever músicas; um amigo lembra ouvir "Effervescing Elephant" (que, mais tarde, seria gravado em seu álbum solo Barrett). Também por volta desta época, Syd Barrett e David Gilmour ocasionalmente tocaram shows acústicos juntos. Syd tocou baixo com Those Without durante o verão de 1963, e tanto baixo como violão com The Hollerin' Blues no verão seguinte. Em 1964, Syd e Libby viram Bob Dylan tocar. Após essa apresentação, sentiu-se inspirado para escrever "Bob Dylan Blues". Syd, agora pensando em seu futuro, decidiu candidatar-se à Camberwell College of Arts em Londres — matriculou-se na faculdade no verão de 1964[24] para estudar pintura.
Músicas do Pink Floyd escritas por Syd Barrett
Músicas lançadas originalmente em Singles
Arnold Layne
Candy And Currant Bun
See Emily Play
Apples And Oranges
The Piper At The Gates Of Dawn (1967)
Astronomy Domine
Lucifer Sam
Matilda Mother
Flaming
Pow R. Toc H. (Com Nick Mason, Rick Wright e Roger Waters)
Interstellar Overdrive
The Gnome
Chapter 24
The Scarecrow
Bike
A Saucerful Of Secrets (1968)
Jugband Blue
FONTE-WIKIPEDIA
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.