Balbino da Silva Santos, nascido em Itaberaba interior da Bahia vem de uma família humilde sendo o quarto de oito irmãos. Hoje aos 48 anos está radicado em Mairinque interior de São Paulo onde desenvolve projeto no centro de Aprendizagem Desportiva - CAD/SELT Atletismo Mairinque SP.
Comecei no atletismo por incentivo do meu padrinho (seria uma figura de muita consideração) termo aplicado no Nordeste. Fiz os primeiros treinos sem qualquer informação de como poderia ser os treinos de corrida, tinha 15 anos e já fiz na minha primeira corrida, logo 10km com muito sobe e desce, e concluir em 38 minutos ficando em 5° lugar na geral.
E a partir dessa corrida se estenderam 14 anos de muito treino, e nos levou a cruzar aproximadamente de 200 linhas de chegada, e centenas de pódio.
Ao longo dessa jornada fiz meus recordes pessoais, 5km em 14:46, 10km 30:05. Também participei de várias meias Maratonas e 2 Maratonas.
Já a trajetória de Treinador inicia-se nos anos 90, quando tomei um curso básico de atletismo oferecido pela federação Bahiana de Atletismo, com ênfase nas corridas de velocidade e revezamento, salto em distância e arremesso do peso, o que me deu um pouco de noção de como começar a ensinar o Atletismo para crianças e jovens, alguns anos depois, começamos a passar treino para a garotada na Cidade de Itaberaba, daí despontou algumas promessas mas foram interrompidos por vários motivos, um deles foi a falta de políticas sociais inseridas no esporte.
Mas ainda continuamos com alguns atletas, e entre eles a Nilva Nunes, Medalhista Norte nordeste nas categorias do menor ao sub23 e finalmente em 2014 veio a medalha de Bronze no Brasileiro sub 23.
Em 2012 mudamos para São Paulo, para fins de cuidados e tratamento de saúde de uma das minhas filhas, (sou pai de duas meninas, Maria Luiza, e Lorrane. Também tenho um rapaz Gean).
Também em 2012 tomei vários cursos livres de extensão e de certificação, entre eles o de Treinador nível I da IAAF que foi um divisor de águas, passei a treinar vários Atletas de elite de segundo escalão no nível nacional.
E alguns resultados faram alcançados com esse grupo, inclusive com a atleta Franciane dos Santos Moura, 3° lugar na 10km a tribuna (33:42) Risonete Moura (2° lugar nos 15km de Barueri) José Maria Arruda 5° lugar na Meia Maratona da Asics SP entre outros resultados.
Abaixo com atletas da cidade de Mairinque ao lado do Sr Joel Lucas, presidente da Federação Paulista de Atletismo.