Queimar quase 200 calorias em poucos minutos: sonho ou possibilidade real? Um treino com uma queima calórica dessa magnitude seria perfeito para quem vive sem tempo – ou seja, para quase todo mundo hoje em dia, não é?
Acredite: é possível! Basta fazer pequenos ajustes no seu dia. Inclua esses treinos rápidos que apresentamos abaixo na sua rotina de treinamento: se você for sincero consigo mesmo, vai achar 20 minutos no seu dia que podem ser dedicados à saúde e à boa forma – SEM DESCULPAS!
Agora que você certamente já se convenceu (esperamos!), saiba mais sobre esses “treinos mágicos” com alta queima calórica.
O treino no formato “tabata” é curto, porém intenso. Consiste em exercícios de peso corporal como flexões, burpees e agachamentos. A estrutura do programa é bem simples: dê tudo de si durante 20 segundos e descanse 10, até completar 8 séries.
Está comprovado que a Tabata pode queimar até 15 calorias por minuto, o que resulta em 400 calorias queimadas em meia hora (1). Assim, o método Tabata é, sem dúvida, uma das formas mais rápidas de ativar o metabolismo e acelerar a queima calórica.
Para um iniciante na corrida, basta manter um pace estável para melhorar a performance. Mas, com o tempo, se você não elevar a dificuldade dos seus treinos, vai ficar preso em um “teto” de desempenho difícil de ultrapassar. Corridas intervaladas são uma estratégia super eficaz na hora de contornar essa frustração. Bônus: treinos intervalados são excelentes para perder peso!
A corrida intervalada consiste em alternar períodos de esforço intenso e recuperação ativa. Comece com um jogging para aquecer e, em seguida, alterne entre sessões de sprints rápidos e corrida leve com a mesma duração (geralmente, entre 30 seg e 2 minutos).
Sabia que é possível fazer uma corrida intervalada em apenas 15 minutos? A corrida intervalada é incrível pois o esforço elevado dos sprints não só queima calorias, mas também estimula o efeito pós-queima, o que significa que você continuará a queimar calorias após o fim do treino.
O treino intervalado pode ser usado em diferentes tipos de esporte, como natação ou bicicleta, mas a corrida ainda é melhor opção para queimar calorias.
Todo tipo de treino cai na monotonia se não damos uma variada. Aproveite para treinar corrida em subidas, pois é uma ótima forma de mexer um pouco na rotina de treino e alavancar a intensidade.
Essa estratégia não só ajuda a queimar mais calorias e a elevar a resistência, mas também aprimora a forma de corrida, já que nos força a elevar mais os joelhos. Além disso, subidas são ótimas para fortalecer o sistema muscular.
Corredores adoram elevações porque elas trabalham diferentes combinações de fibras musculares simultaneamente, proporcionando 10% a mais de queima calórica que uma corrida em superfície plana. Não esqueça de incorporar ladeiras com frequência na sua rotina de treino, pois elas são incomparáveis para a redução do tempo de corrida. Plano B: sempre se pode fazer treinamento com elevação na esteira!
Quem não lembra de pular corda na infância? Pena que perdemos o hábito, porque pular corda não é só para crianças: é uma ótima ferramenta para ter boa condição física durante a vida toda.
Este exercício treina tanto a parte superior quanto a parte inferior do corpo e é ótimo para a saúde em geral: traz melhorias para o desempenho cardíaco, queima calorias à beça e ajuda na coordenação motora.
Atenção ao impacto dos pulos aos joelhos e articulações dos quadris: tente pousar com suavidade, amortecendo o impacto tanto quanto possível. Para isso, usar os sapatos certos pode fazer toda a diferença.
Seja você iniciante ou quase um atleta profissional, insira esses treinos curtos e intensos na sua rotina de treinamento e acelere sua queima calórica!
fonte-https://www.runtastic.com/