Parque Linear da Integração Zilda Arns
O parque está instalado sobre uma área linear onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Sabesp, o parque linear tem 7,5 quilômetros de extensão sendo totalmente aberto, sem grades.
Pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias. Também possui bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, playground, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e arenas para eventos. Acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.
Os lutadores amadores Jefferson, Allan, Wilson e Ricardo treinando em um dos pontos do parque com cobertura.
Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e arborizadas e bosques heterogêneos. Destaques da FLORA: abacateiro (Persea americana), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), aroeira-salsa (Schinus molle), árvore-polvo (Schefflera actinophylla), cássia-javanesa (Cassia javanica), cinamomo (Melia azedarach), falsa-seringueira (Ficus elastica), figueira-benjamim (Ficus benjamina), jambolão (Syzygium cumini), jerivá (Syagrus romanzoffiana), mangueira (Mangifera indica), paineira (Ceiba speciosa), pitangueira (Eugenia uniflora) e sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides). Já foram registradas 112 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2018.
O nome do parque presta homenagem a Zilda Arns (1934-2010), coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa. As duas organizações estão ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, faleceu em 12 de janeiro de 2010, durante terremoto que assolou a cidade de Porto Príncipe, no Haiti, quando cumpria agenda de palestras.
.
VOCÊ SABE QUEM FOI ZILDA ARNS?
Médica pediatra e sanitarista nascida em 25 de agosto de 1934, Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, além de fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – ambos organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública.
Como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde daquele Estado, a profissional desenvolveu diversas especializações nas áreas de Saúde Pública e de Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil. Em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite; em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de Salvador.
Fonte -google