Fábio Jesus Correia, campeão da Copa Brasil de Cross e o brasileiro mais bem colocado na São Silvestre (quarto lugar), quer vaga para o Mundial da Austrália; ele será uma das atrações da prova de domingo entre Várzea Grande e Cuiabá (MT)
Bragança Paulista – O baiano Fábio Jesus Correia (SPFC/Kiatleta-SP) tem como objetivo principal garantir vaga para o Mundial de Cross Country de Bathurst, na Austrália, no Campeonato Sul-Americano da modalidade, que será realizado no dia 22 de janeiro no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, na cidade de Poços de Caldas (MG).
Ele ganhou a medalha de ouro da prova de 10 km adulto da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada no dia 11 de dezembro no Empreendimento Innova, bem ao lado do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), na cidade de Bragança Paulista (SP).
Em seguida, na Corrida Internacional de São Silvestre, dia 31 de dezembro, disputada por ruas e avenidas de São Paulo, foi o brasileiro mais bem colocado na categoria masculina, terminando em quarto lugar, o que lhe causou muita emoção.
“Estou treinando bem e o objetivo é conseguir um bom resultado no Sul-Americano de Poços de Caldas. Quero muito garantir uma vaga para o Campeonato Mundial de Cross”, disse, referindo-se à competição marcada para o dia 18 de fevereiro, em Bathurst.
Antes do Sul-Americano, porém, Fábio, de 23 anos, vai disputar a tradicional Corrida de Reis, neste domingo (15/1), com largadas a partir das 6:30 (horário local) nas proximidades da Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada 10 km depois na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, no Mato Grosso.
A competição promovida pela TV Centro América chega à 38ª edição e recebeu o Selo Ouro e o Permit 001/2023 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por atender todos os pré-requisitos dos regulamentos internacionais.
“A Corrida de Reis em Cuiabá vai ser um preparo muito especial para o Sul-Americano de Cross Country, que é o nosso grande objetivo, já que a meta é representar o Brasil no Mundial”, afirmou Fábio, que trabalha como coletor de lixo em São Paulo das 22 às 4 horas e, mesmo assim, tem se dedicado muito aos treinamentos e alcançado excelentes resultados.
“Não é fácil. Eu trabalho como coletor na Ecourbis, na região de Itaquera, mas estou feliz com tudo o que tem acontecido”, disse o baiano, nascido na cidade de Monte Santo, em 19 de março de 1999. Em 2022 liderou o ranking brasileiro sub-23 dos 5 mil e 10 mil m e foi campeão no Sul-Americano de Atletismo, em Guayaquil, no Equador, nos 10.000 m – e ganhou a medalha de prata nos 5.000 m. Treina com Elvis Conceição de Santana.
PROGRAMA HORÁRIO DO SUL-AMERICANO
8:00 - 10 Km Adulto Masculino
8:55 - 10 Km Adulto Feminino
9:50 - 6 Km Avulso Masculino e Feminino (*)
10:30 - 8 Km Sub-20 Masculino
11:10 - 6 Km Sub-20 Feminino
11:40 - 6 Km Sub-18 Masculino
12:10 - 4 Km Sub-18 Feminino
12:35 - 4x2.000 m Adulto Misto
(*) Maiores de 18 anos
Mais informações, www.cbat.org.br
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.