A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou na quarta-feira (31/8) que o Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será disputado de 9 a 11 de setembro, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, reunirá 273 atletas (139 no masculino e 134 no feminino), representando 10 países, incluindo o Brasil.
Na foto o atleta Sul-mato-grossense Yuri Moreira Benites .(foto @carolcoelho)
A seleção brasileira tem o maior número de inscritos, com 66 atletas (32 mulheres e 34 homens), todos convocados por serem campeões do Brasileiro Loterias Caixa Interclubes Sub-18 de 2022, em Bragança Paulista, ou classificados pelo Ranking da CBAt da categoria deste ano.
Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), que começou a obter resultados importantes na categoria e foi ao Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, realizado no início de agosto, vai disputar os 100 m, o revezamento 4x100 m e o salto em distância. Vinícius de Brito (ACARISUL-SC), campeão brasileiro sub-18 nos 110 m com barreiras e nos 400 m com barreiras, provas que se destacam atualmente no adulto, também vai buscar o título nas duas disputas.
A CBAt recebeu a inscrição da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. A Argentina inscreveu 42 atletas (22 no masculino e 20 no feminino), o segundo país com o maior número de participantes.
O Brasil manteve a hegemonia no Campeonato Sul-Americano Sub-18, encerrado no dia 26 de setembro de 2021, em Encarnación, Paraguai. A seleção somou 410 pontos na classificação geral, 229 no masculino e 181 no feminino. A Colômbia, outra força no continente, ficou em segundo lugar, com 249 pontos, seguida da Argentina, com 229. Em medalhas, o Brasil conquistou 46, sendo 14 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze. A Colômbia também ficou em segundo lugar com 30 (11, 8 e 11) e a Argentina em terceiro, com 19 (7, 7 e 5).
“O Brasil vai com uma equipe forte e o objetivo é a seleção, competindo em casa, manter a hegemonia e o protagonismo continental”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.
Mais informações sobre o evento. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Fonte CBAt
mais notícias sobre a competição no link abaixo.