Parque Ecológico Vila Prudente (Profª Lydia Natalizio Diogo)
Inaugurado em 5 de julho de 1996 com o denominação de Parque Ecológico da Vila Prudente, em 27 de dezembro de 2004, através de um decreto municipal, seu nome foi modificado para homenagear Lydia Natalizio Diogo, uma professora de uma escola da região.
INFRAESTRUTURA
Playground, pista de Cooper e caminhada, sanitários, viveiro, equipamentos de alongamento e ginástica de baixo impacto; há um jardim japonês com lago dotado de cascata, com carpas. Possui estacionamento, wi-fi, cachorródromo e acessibilidade nos equipamentos de ginástica, banheiros, entrada do parque e áreas de circulação.
PARTICULARIDADES
O parque foi implantando em uma região altamente adensada e carente de áreas verdes para garantir área permeável e cooperar com a drenagem urbana. O aproveitamento e a recuperação do potencial paisagístico tiveram igualmente grande significado para a população
Eucaliptal (Eucalyptus sp.), gramados e áreas ajardinadas compõem sua vegetação. Destaques da FLORA: araribá-rosa (Centrolobium tomentosum), cuvitinga (Solanum granulosoleprosum), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), jasmim-manga (Plumeria rubra), jerivá (Syagrus romanzoffiana), mamica-de-porca (Zanthoxylum rhoifolium), mangueira (Mangifera indica), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), nespereira (Eriobotrya japonica), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya) e suinã (Erythrina speciosa). Já foram registradas 75 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2020.
Sua FAUNA é composta por 25 espécies de aves, sendo a maioria comum de áreas abertas da cidade com alguma arborização, a exemplo: asa-branca, caracará, quero-quero, maracanã-pequena, anu-branco, beija-flor-tesoura, pica-pau-
do-campo, sabiás e sanhaçus. Foram registradas também sete espécies de borboletas além do gambá-de-orelha-preta.
O BAIRRO
A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890, ano em que os imigrantes italianos Irmãos Falchi, com auxílio do financista Serafino Corso, compraram a gleba de terra. O nome do bairro vem da admiração dos irmãos pelo então presidente da República, Prudente de Morais. Foi com a canalização do córrego, em 1930, e a construção da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello que se iniciou a grande urbanização da região, hoje caracterizada por um perfil residencial.
Atualmente, o bairro permanece em expansão e transformação, com a chegada da linha 15-Prata do Metrô e a consolidação do bairro vizinho, Jardim Anália Franco, com grandes centros comerciais e de serviços. O bairro é hoje uma grande oportunidade para se morar, com fácil acesso a transporte, comércio e serviços.
LYDIA NATALIZIO DIOGO
Lydia Natalízio Diogo nasceu em 1922 na região da Mooca, onde foi criada. Fez seus estudos na Escola Normal Padre Anchieta e lá mesmo iniciou sua carreira. Em 1948, casou-se com Antonio Diogo, com quem teve os filhos Adriano, João e Maria do Carmo. Atuou no Colégio Estadual Prof. Américo de Moura (CEPAM), em Vila Prudente, desenvolvendo um importante trabalho no âmbito educacional. Quando foi iniciado o movimento para a criação do então Parque de Vila Prudente, muitas foram as gestões, mas poucas foram as realizações, até que seu filho mais velho, então vereador, assumiu a pasta da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e decidiu viabilizar o projeto. O nome de sua mãe foi uma sugestão da própria comunidade, pela importância que a mesma exerceu no âmbito educacional da região.
Rua João Pedro Lecor, s/n - Vila Prudente
Área: 60.000 m²
Aberto diariamente das 6h às 22h
Telefone: (11) 2910-8774
ATENÇÃO:
Horário de funcionamento:
Fase Laranja: 06h às 18h
Fase Vermelha: Permanece fechado
FONTE-https://www.prefeitura.sp.gov.br/